sexta-feira, 16 de abril de 2010

Atividade 1.4 – Pesquisa Tics na Educaçao

Curso Tics na Educação 100horas.

Mediador: Rangel Costa

Cursista: Salanita Tavares


A disseminação de computadores, internet, celulares, câmaras digitais, e-mails, mansagens instantâneas, banda larga e uma infinidade de engenhocas da modernidade provocam reações variadas: por não saber utilizá-los ou por conhecê-los menos do que os próprios alunos. Tecnologia e a escola ainda são bastante confusas e conflituosas. A tecnologia com os conteúdos nascem oportunidade de ensino.

As TICs cooperam para enfrentar desafios atuais, como encontrar informação na internet e se localizar em um mapa virtual, com a grande quantidade de hipertexto dão ao leitor a liberdade de seguir diferentes caminhos. Na edição e revisão de textos, verificação da correção ortográfica, saber usar a calculadora, planilha, tabela, gráfico são hoje demanda sociais.

È importante que as atividades incluam desafios que questionem e ampliem o conhecimento do alunado.

A internet apresenta leitura quase inesgotável de fontes de pesquisa. Precisando discutir onde encontrar informação confiável.

As tecnologias também permitem que os estudantes produzam e compartilhem com facilidade registros da história local. Narrando suas experiências e contemplando outras.

O grande recurso na tecnologia para as aulas da disciplina é mesmo o vídeo, na forma de DVDS ou na internet. Dão oportunidade de compartilhar jogos que são impraticáveis na escola...

Portanto, o uso do computador na escola os futuros membros da sociedade devem estar familiarizados com a tecnologia. O aluno não é mais instruído, ensinado, mas é o construtor do seu próprio conhecimento.


REFERÊNCIAS

POLATO,A. Recursos Didáticos. NOVA ESCOLA, Ano xxIv, nº 223, P 52 a 58. Junho/Julho 2009.

Manual do Cursista TICs 100 horas.


2 comentários:

  1. Oi Salanita tudo bem? Parabéns pelo Blog!!! Abraços, Rangel.

    ResponderExcluir
  2. Nossa como é bom navegar a deriva há muitas descobertas imagine se não havsse direcionamento o que mais aprendiriamos.

    ResponderExcluir